JOE LE TAXI - VANESSA PARADIS - (1987)

157 Views
Published
Vanessa Chantal Paradis, (Saint-Maur-des-Fossés, 22 de dezembro de 1972) é uma atriz e cantora francesa. Ela se tornou uma das cantoras mais conhecidas de sua geração aos 14 anos com seu primeiro single, "Joe le taxi" (que originou depois a música "Vou de Táxi", da cantora Angélica), e desde então leva uma carreira consistente na música e no cinema. Ela é sobrinha do ator e produtor Didier Pain e irmã da atriz Alysson Paradis. De maio de 1998 até junho de 20121 , esteve em um relacionamento com o ator americano Johnny Depp, pai de seus dois filhos: Lily-Rose Melody Depp, nascida 27 de maio de 1999 e Jack John Christopher III, nascido 9 de abril de 2002 (as duas crianças nasceram em Paris).

1987-1988 : Os primeiros singles

A carreira de Vanessa Paradis começa de fato 2 anos mais tarde, em abril de 1987, com a música "Joe le taxi", com letra de Étienne Roda-Gil e música de Franck Langolff. Aos 14 anos, ela fica em primeiro lugar da parada francesa por 11 semanas (mais de um milhão de vendas) e conhece o sucesso no exterior: primeiro lugar na Bélgica por 13 semanas, no Canadá durante 8 semanas, na Suíça e em Israel, assim como na Inglaterra (o que não acontecia com uma música francesa desde "Je t'aime... moi non plus" de Serge Gainsbourg e Jane Birkin, em 1969). O single foi lançado em todos os continentes e foi comercializado nos Estados Unidos em março de 1989. Vanessa também gravou uma versão em espanhol ("Joe el taxi"). No Brasil, a canção fez sucesso na voz de Angélica), que fez uma versão em português ("Vou de Táxi"). O sucesso do single veio acompanhado de uma grande onda de rejeição por parte do público francês em relação a Vanessa. Após 2 meses de divulgação no exterior, em dezembro de 1987 saiu o seu segundo single, "Manolo Manolete". Apesar das boas vendas, a música foi muito criticada pelo seu tema polêmico: a tourada.

2009-2011 : O best of / O Anthologie / A turnê mundial

No dia 23 de novembro de 2009, lança o Best of, sua 1º coletânia musical com músicas inéditas, raras e duetos. A inédita "Il y a", escrita por Gaëtan Roussel, tem sucesso ao alcançar o 6.º lugar em vendas digitais. O álbum vende mais de 300 mil exemplares.
Para promover o lançamento, faz um show na sala de espetáculo La Cigale para a SFR, durante o qual ela canta 13 de suas músicas em versão acústica com arranjos de Albin de la Simone, com seus músicos e um quarteto de cordas. Ela decide então fazer uma turnê acústica, a Concert Acoustique Tour, e reproduzir esse show ao grande público com uma nova versão: ela se apresenta 5 noites no Casino de Paris do dia 28 de junho ao dia 2 de julho de 2010 e, depois parte em turnê pela França com mais de 20 apresentações. Nessa ocasião, um 2º single é enviado às rádios, "Marilyn & John" em versão acústica. Vanessa Paradis faz um cover de "Vous les copains" da cantora Sheila para a trilha sonora do filme Thelma, Louise et Chantal, se junta à Jacques Dutronc no palco para cantar "Le petit jardin", e faz parte do concerto Peace one day em Paris, onde ela canta 3 canções, entre elas um cover de "Hallelujah" de Leonard Cohen e Jeff Buckley. No dia 8 de novembro de 2010, saem 2 álbuns com sua participação: Nouvelle Vague (onde ela canta uma canção de Étienne Daho, "Week-end à Rome") e Dr. Tom ou la liberté en cavale (um álbum com vários artistas composto por Franck Langolff um pouco antes de sua morte em 2006).

Problemas fora dos palcos

Em fevereiro de 1995, Vanessa foi parada na alfândega canadense por posse de 3 gramas de maconha. Esse incidente lhe deu uma proibição de vários meses de estadia em solo americano e causa uma ruptura no seu contrato com a marca Chanel. Em 2011, um pedido de israelenses para Vanessa Paradis e Johnny Depp boicotarem Israel de sua turnê Concert Acoustique Tour e não se encontrarem com o presidente Shimon Peres publicado no Boycott from Within seria o motivo da decisão da cantora de cancelar o show em Tel Aviv. Alguns dias antes da decisão de Vanessa, militantes da campanha Boycott desfilaram com cartazes em Conflans-Sainte-Honorine pedindo a cantora para não cantar em Israel.. Os manifestantes tinham cartazes, nos quais podia-se ler: "Vanessa, você já ouviu falar da Palestina?","Vanessa, não encoraja os muros e os guetos.", "Vanessa, você vai cantar para as crianças de Gaza?", etc. Vanessa Paradis então cancela o show que ela iria fazer no dia 10 de fevereiro em Tel Aviv. A cantora e sua equipe dizem que a anulação foi por "motivos profissionais", mas a polêmica já havia sido criada com a campanha Boycott66 , o que foi desmentido pelo organizador do show como sendo o motivo.
Category
Vanessa Paradis
Be the first to comment